do it with me! #sombras

23 de fevereiro de 2015

A pedido de algumas amigas decidi fazer um tutorial sobre como aplicar sombras. Aqui podem ver o resultado final, um smokey eye em tons rosados com um cat eye feito também com sombras, nada de eyeliner! 

Como uma delas diz, ‘nada temam’! Para as mais inexperientes vou tentar explicar da forma mais simples possível, as mais experientes podem retirar alguma inspiração e criar um look semelhante. 

Decidi não incluir eyeliner por ser um utensilio um pouco difícil de domar, assim não têm desculpas para não se aventurarem! Todos os produtos podem ser substituídos, não é preciso comprarem nada, usem os pincéis e as cores que têm em casa. Bora lá! 

1/aplicar um primer próprio para olhos, isto ajuda a alcançar uma fixação mais duradoura e a aproximar a cor o mais possível daquilo que vemos na embalagem. Usei o Eye Base Primer da Kiko.

2/ com um pincel para aplicar sombras, estou a usar o Eye Shadow Brush Small da Make Up Factory, comecem pela cor mais clara/neutra, e coloquem em toda a pálpebra móvel. Este look foi feito com a Naked Palette 3, a cor escolhida é a Limit, um rosa pálido mate. Entre cada aplicação aconselho que usem um pincel mais cheio e fofo, aqui o da Mac Blending Brush 217, de forma a harmonizarem o aspecto geral, dando o efeito smokey perfeito. 

3/ com esse mesmo pincel, Mac 217, escolhi uma cor mais escura dentro dos mesmos tons, a Nooner, um rosa escuro e intenso também mate, e apliquei na dobra do olho. Isto vai dar profundidade ao olhar, um efeito intensificado de 3D. Depois é só blend blend blend, até ficarem com um degradê suave entre as duas cores. 
Quem quiser pode saltar este passo ou usar apenas esta combinação no dia-a-dia. Nem sempre temos tempo para o cat eye, estes dois passos tão fáceis e rápidos, com um pouco de máscara, já ficam espectaculares! É o que uso na maioria dos dias. 

4/ como não gosto de correr riscos, uso o pincel Contour brush da Real Techniques (vem no conjunto da colecção Core), bem fofo, para tornar o look super uniforme e certificar-me que não tenho partes de sombra mal aplicadas. Aqui é só mover o pincel de forma leve para que fique tudo em harmonia. 

5/esta é a parte mais surpreendente. Parece complicado mas é verdadeiramente simples e tem pouca margem para erro. Ao contrário dos eyeliners, estamos a falar de algo facilmente corrigível. Com um pincel super fino, estou a usar o Detailer Brush da Real Techniques (também faz parte da colecção Core), escolhem o tom mais escuro, aqui o BlackHeart. Encostando o pincel à linha das pestanas, vão depositando a cor em toda a extensão do olho, ou como gosto de fazer, até um pouco depois de meio. No canto externo da pálpebra, podem angular o vosso cat eye de diversas formas. Eu gosto mais de continuar a linha nesse seguimento de uma forma fluída, mas o conselho que oiço mais vezes é seguir a linha da parte inferior do olho, que torna o cat eye mais angulado para cima. Podem ver a bela Estée a explicar aqui. Apesar de ser um cat eye feito com eyeliner, a aplicação com sombra é semelhante e mais fácil! 

6/quando quero intensificar ainda mais os olhos gosto de usar um pouco desse mesmo tom escuro na linha inferior das pestanas. Costumo fazê-lo apenas até meio para não ficar com um ar sobrecarregado. Assim fica intenso mas fresh ao mesmo tempo. 

7/para terminar coloquem máscara. Eu gosto de usar e abusar! Tenho a sorte de ter as pestanas bastante reviradas naturalmente por isso não preciso de um eyelash curler. Para as menos sortudas sugiro que usem um, pode mudar drasticamente o look porque abre bastante o olhar e torna tudo mais flirty. 

E tcharam!!! Têm o vosso look final. Pode não parecer mas é bastante simples e com prática pode ser feito em menos de 10 minutos.

 Se tiverem alguma dúvida é só colocarem questões, estou aqui para vocês  espero que recriem este look ou que vos ajude a experimentar algo diferente!

5 comentários

  1. Isto vai dar-me um jeitão imenso. Eu fujo imenso das sombras e é capaz de ser mesmo o artigo de maquilhagem que mais negligencio... Mas ando tentada a comprar uma paleta para ir brincado de vez em quando. E estas dicas podem vir a dar-me muito jeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-te força na compra dessa paleta ;) parece mais assustador do que é! Ao ganhares prática vais ver que depois não consegues deixar de usar e experimentar combinações!

      Eliminar
  2. Com esta pele pálida, é sempre um filme pensar sequer em sombras! O que me deixou bastante excited aqui foi mesmo esse cat eye magnífico sem recorrer a eyeliner (que é o meu maior pesadelo!). Antes de investir em sombras, o próximo passo é investir em pincéis, e depois já poderei seguir estes conselhos maravilhosos! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver-te a fazer este look! e vou fazer aquela pressão para comprares os pincéis muahahaha =) este é o conjunto que queremos: https://www.zoeva-shop.de/en/brushes-accessories/brushsets/rose-golden-luxury-set-vol-2/a-9008460/

      Eliminar
  3. Depois dessas suas explicações, até fiquei com vontade de comprar a Naked 3 e olha que nem gosto de sombra em tons de rosa, hahaha

    ResponderEliminar