Color My Life with the Chaos of Trouble

18 de setembro de 2015

Foi a frase do yearbook de Summer Finn, personagem principal do filme 500 Days of Summer, retirada da música The Boy with the Arab Strap da minha banda preferida, os Belle & Sebastian!

Dia 12 de Novembro às 21h estarei, literalmente, na primeira fila do Coliseu para vê-los pela segunda vez a atuar e as expectativas são altas! Vi-os recentemente no Primavera Sound e apesar de terem tocado mais músicas do último álbum, que não é o meu preferido, adorei o concerto! Senti que o público também estava a adorar e que dançámos todos numa união de alegria ao som de Girls In Wartime Want to Dance de 2015. 

A banda nasceu na Escócia em 1996 e o seu primeiro álbum é o meu preferido, Tigermilk. Já entraram e saíram alguns membros mas sempre com o mesmo vocalista, Stuart Murdoch, que canta com a inocência de uma criança e melancolia de um adulto. 

Designada como Indie Pop (apesar de detestar estas etiquetas), são muito mais do que uma banda de um estilo só. Vão desde sons mais românticos, folk, electrónicos e no último álbum mais disco. 
O meu amor foi crescendo à medida que fui conhecendo cada álbum. São nove no total (sem contar com as compilações e ao vivo), e quando me perguntam qual a minha banda preferida é sem dúvida esta. Porque me acompanha há vários anos e porque até hoje não me canso de ouvir as mesmas música, com letras e sons que fazem tanto sentido agora como há 20 anos atrás. O que se pode pedir mais? 

Para além da sonoridade há outro motivo que na minha opinião a destaca de várias outras bandas e a crava no meu coração. Ninguém tem letras ou títulos de músicas melhores que os Belle & Sebastian. If You’re Feeling Sinister, Get Me Away From Here, I’m Dying e Dear Catastrophe Waitress, são algumas das melhores, que traduziram várias vezes o meu estado de espirito!
Todas as canções contam uma história. Muitas vezes real, algumas triste, outras com um tom de esperança melancólica mas sempre com sentido de humor. Uma atitude pouco lamechas, de quem não se leva muito a sério. Um conjunto de factores que traduzem uma geração, a minha   

2 comentários

  1. Bem, não conheço a banda por isso não posso falar muito maaas assim que puder vou ouvir "com olhos de ver" ahah. Neste momento posso só dizer que 500 Days of Summer é o amor e tem uma banda sonora excelente, foi graças a esse filme que me apaixonei por The Smiths.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  2. Tens mesmo de ouvir com olhos de ver!! Se gostas do filme e toda a banda sonora acho que vais gostar muito de Belle & Sebastian <3 e sim The Smiths estão no meu topo 5 *

    ResponderEliminar