Cantinho do Avillez

29 de maio de 2015


 Foi com muito prazer que visitei pela primeira vez o Cantinho do Avillez no Porto. Apesar de não ser o famoso Belcanto, que entrou na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, não deixa de ser um restaurante de um chef Português com duas estrelas Michellin! 

O espaço é super acolhedor, com vários apontamentos de decoração típica Portuguesa, luzes calorosas e pouco fortes. 

Pedi as Vieras Salteadas, com ovas de trufa, risotto de espargos, açafrão e limão/18,75eur. É mesmo preciso dizer alguma coisa? D E L I C I O SO! Adoro risotto e este foi dos melhores que já comi. Super cremoso e nada enjoativo (nem senti o sabor do queijo). Todos os sabores se complementavam e eram individualmente identificáveis, coisa que não acontece com frequência e me fascina. As vieiras eram muito frescas e estavam cozinhadas na perfeição. Foi mesmo uma experiência maravilhosa! 

O Rui pediu o Bife à Cantinho, com molho de cogumelos e batatas às rodelas/21,25eur. Yumms! Apesar de não ter provado, consegui comprovar na cara dele que estava delicioso. 

Para beber escolhemos um mojito, que estava no ponto, e um cocktail sem álcool, que não me recordo do nome… #shameonme Só me lembro que era óptimo e docinho como eu gosto! 

Apesar de estarmos a abarrotar, literalmente, não podia deixar de provar uma sobremesa. Depois de alguma deliberação perguntámos o que nos aconselhavam e a decisão foi tomada. O avelã3 é um clássico da casa mas o Chocolate3/5eur era a adição mais recente e a mim não precisam de dizer chocolate duas vezes. 

Em palavras leigas trata-se de uma sobremesa com chocolate de três maneiras. Na base um fondant, por cima uma bola de gelado, e no topo uma espuma/mousse. Achei delicioso e, embora eu tenha largas capacidades para comer chocolate, nada enjoativo. 

O jantar foi um sucesso, agora é começar a juntar dinheiro para ir ao Belcanto, talvez para o ano que vem! 

E vocês já visitaram algum restaurante do Avillez?

Enviar um comentário