Coulda Woulda Shoulda #1

16 de março de 2015

texto por Diana Martins
Quem nunca pensou "começo a dieta na próxima semana". E assim vão adiando por tempo indefinido aquilo que mais vos parece ser um castigo. 

Por isso, resolvi trazer-vos hoje uma lista de 7 tópicos que vos vão ajudar a combater essa inércia:

#1/ perceber que dieta não é sinónimo de castigo. A negatividade tem um efeito psicológico terrível. E esta ideia de que fazer dieta é um grande sacrifício, não é, nem pode ser, a primeira linha de pensamento de alguém que quer mudar a sua rotina alimentar. Uma mudança na alimentação, quando feita com consciência, tem consequências muitos positivas, quer relacionadas com a saúde, quer relacionadas com auto-estima e bem-estar. 

#2/ definir objectivos. Foquem-se no vossos objectivos. Pensem nos motivos que vos levam a querer mudar a vossa alimentação e procurem informar-se acerca da dieta que pretendem fazer, de preferência, junto de um profissional, ao invés de simplesmente seguir a dieta da colega de trabalho. 

#3/ limpar a despensa. Livrem-se de toda a comida que querem ver fora da vossa dieta. Peguem num saco, coloquem tudo lá dentro e façam caridade com alguém que precise. Nestas coisas é preciso lembrar o velho ditado "longe da vista, longe do coração", e assim não há tentações por perto. 

#4/ planear, planear e planear. Ter tudo bem planeadinho é meio caminho andado para o sucesso. Eu adoro planear todas as refeições para a semana. Pequeno almoço, almoço, jantar e lanches. Assim a probabilidade de comer o que não se deve diminui drasticamente. 

 #5/ focus on the focus nas idas ao supermercado. Façam as vossas listas de compras baseadas no vosso plano de refeições semanal e não se deixem passear nos corredores do supermercado. Visitas rápidas e objectivas aos supermercados são as que vos aconselho. Ah, e antes de elaborarem as vossas listinhas, não se esqueçam de verificar se há alguma coisa esquecida no frigorífico, para que os desperdícios sejam evitados. 

#6/ criatividade acima de tudo. Sejam originais e não se deixem levar pela ideia de que para perder peso ou ficar fit implica comer somente sopinha light e saladas. Usem e abusem desta ferramenta espectacular que é a internet e procurem por alternativas às receitas que mais gostam mas que agora terão de moderar. 

#7/ acabar com atitudes extremistas. Pelo menos falo por mim. Atitudes como "nunca mais vou comer isto ou aquilo!" dão-me ainda mais vontade de comer essas mesmas coisas. Relaxem, e escolham um dia por semana onde possam fazer uma ou outra asneira. 

Depois disto, resta-me dizer-vos "GO FOR IT!" 

3 comentários

  1. Sem dúvida conselhos muito bem recebidos por cá :) Falta-me, acima de tudo, criatividade e força de vontade para planear todas as refeições, mas não tenho grandes desculpas! (a falta de tempo é para meninos) A ver se esta rubrica me vai dar aquele boost de que preciso para entrar na linha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, não há desculpas de falta de tempo ;) é mesmo uma questão de hábito e vale a pena!! mas tu já andas na linha =)

      Eliminar
  2. Bons conselhos, pois aproxima-se o verão...a praia...e ... (nalguns casos) ..."as banhas ao léu"!

    ResponderEliminar