Aprender a Colorir (e descontrair)!

27 de janeiro de 2017


No final de um dia de trabalho frenético nem sempre é fácil chegar a casa e desligar a ficha. Por vezes fica uma certa eletricidade interna incomodativa... nesses momentos são precisas medidas extra para conseguir mergulhar num estado mais pleno!

Todos nós já ouvimos falar em livros para colorir, nos seus benefícios para aliviar o stress e a ansiedade, a questão que pairava na minha cabeça era se isso funcionava mesmo. Hoje venho dizer-vos que sim, funciona!

E é tudo comprovado de forma científica. A coordenação necessária no ato de colorir entre os olhos e as mãos favorece a inibição do sistema límbico, o centro das nossas emoções, isto ajuda a libertarmo-nos dos nossos pensamentos e ansiedades dando-nos espaço para relaxar e explorar a nossa criatividade.


A verdade é que faz todo o sentido.  Atividades manuais, sejam elas tricotar ou colorir, têm uma relação próxima com a meditação. São momentos em que nos perdemos numa atividade feita por puro prazer e quase de forma involuntária praticamos o mindfullness.

Na altura de escolher o meu primeiro livro optei não só por um dos mais ‘famosos’ como também dos mais bonitos, O Jardim Secreto de Johanna Basford. Uma ilustradora que quer tornar o mundo mais feliz e criativo através da arte de colorir. Já lançou uma série de livros e são todos encantadores. Este, tal como o nome indica, está repleto de motivos que remetem à natureza e floresta.


E atenção! Não têm de ser peritas em pintar para conseguirem desfrutar de todos os seus benefícios. Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Inicialmente, limitei-me a pegar nas minhas canetas xpto do tempo da faculdade (quase sem tinta!) e pôr as mãos na massa, aconselho-vos a fazerem o mesmo!

Agora, com o entusiasmo e benefícios a aumentarem acho que vou querer comprar mais algumas cores e quem sabe explorar diferentes técnicas. 


Para além de colorir, o livro permite dar continuação a alguns desenhos. Sei que algumas amigas minhas acham essa parte mais interessante. Há um bocadinho para todos os gostos, o importante é não ter medos e experimentar!


Enviar um comentário